Arquivo Jurídico
Revista Jurídica Eletrônica da UFPI
ISSN 2317-918X
Evolução do Direito do trabalho no âmbito constitucional brasileiro no período compreendido de 1824 a 1969
Elizabet Leal da Silva
Resumo
Doutoranda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS Porto Alegre-RS, Brasil. Mestre em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá (2009). Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel (2004). E-mail: lealfeliz@hotmail.com
Esta pesquisa tem como objetivo tratar da evolução do direito do trabalho no âmbito das constituições brasileiras anteriores a de 1988, tomando por base a obra Direito Constitucional do Trabalho no Brasil de autoria de Gilberto Stürmer. A abordagem se dará no tratamento e identificação das principais conquistas dos trabalhadores ao longo do período compreendido entre 1824 e 1969.
Palavras-chave
Constituição. Trabalho. Direitos.
Resumo do artigo em video
Gilberto Stürmer
Professor Titular de Direito do Trabalho nos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado) na PUC/RS, Porto Alegre-RS, Brasil. Pós-Doutor em Direito Pela Universidade de Sevilla/Espanha (2014). Doutor em Direito do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2005). Mestre em Direito pela PUC/RS (2000). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989) Advogado e Parecerista, sócio do Escritório Stürmer, Corrêa da Silva, Jaeger &Spindler dos Santos Advogados, com sede em Porto Alegre/RS. Conselheiro Seccional da OAB/RS. Membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS). E-mail:gsturmer@gsturmer.com.br.