Fluxo de editoração
Fluxo de Submissões
A submissão de trabalhos é gratuita e ocorre em fluxo contínuo. Para a submissão, o autor deve preencher o formulário disponível na sessão Submissão de artigos.
No caso de pesquisa que demande aprovação do comitê de ética, o autor deverá informar o protocolo de aprovação.
Etapa 1 - Análise prévia pela equipe editorial (desk review)
Verificação prévia do atendimento às Diretrizes para Autores e verificação de plágio e de autoplágio. Não atendidas as condições, o artigo poderá ser devolvido para ajustes ou arquivado.
Etapa 2 - Análise qualitativa de forma e conteúdo (avaliação duplamente cega por pares)
Processo de avaliação por pares. O artigo será avaliado por dois revisores seguindo os parâmetros do double-blind peer review, ou seja, a identidade do autor será desconhecida para o avaliador e a identidade do revisor será desconhecida para o autor.
Os artigos serão avaliados pelos seguintes critérios, além daqueles especificados na Diretrizes para Autores: (a) atendimento à dimensão formal; (b) atendimento à dimensão metodológica (delimitação do tema, precisão na apresentação do problema e dos objetivos, desenvolvimento coerente dos argumentos e da conclusão); (c) atendimento à dimensão teórica (embasamento adequado dos argumentos); (d) atendimento à dimensão ética (veracidade das afirmações e indicação adequada das referências); (e) atendimento à dimensão relevância e originalidade.
O parecer, fundamentado, deverá ser conclusivo com uma destas quatro recomendações: (i) favorável à publicação do artigo; (ii) favorável à publicação do artigo desde que feitas as alterações sugeridas; (iii) devolução para nova submissão com as alterações sugeridas; (iv) não favorável à publicação do artigo.
No caso da segunda recomendação (favorável à publicação do artigo desde que feitas as alterações sugeridas), a equipe editorial poderá determinar diligência com a devolução do artigo ao autor para ajustes. Nesse caso, a resposta do autor será submetida novamente à equipe editorial (desk review) ou aos revisores para análise, que se manifestará pela publicação ou pela não publicação.
Etapa 3 - Análise posterior pela equipe editorial
A equipe editorial fará a análise do parecer emitido na Etapa 2 e poderá decidir: a) aceitar a recomendação dos revisores; b) solicitar reconsideração do parecer; c) designar terceiro revisor.
Etapa 4 - Decisão sobre a publicação
A decisão da equipe editorial de aceitar o parecer (Etapa 3) não implica publicação automática.
A equipe editorial, esgotadas as etapas anteriores, estabelecerá a ordem de publicação em atendimento à política editorial da Arquivo Jurídico, considerando aspectos como: relevância, atualidade e ineditismo do tema, número ideal de artigos por edição, exogenia, não redundância de autores, eventualidade de edições temáticas etc.
Salvo outros critérios, os artigos de exclusiva autoria de doutor ou doutores terão prioridade de publicação.
Além disso, antes de ser considerado para publicação, o artigo poderá ser submetido a nova conferência de plágio e autoplágio.
Convites
A equipe editorial poderá enviar convites para publicação na Arquivo Jurídico. Os artigos de autores convidados serão submetidos à avaliação exclusivamente pela equipe editorial. O convite será feito por correio eletrônico.
Janeiro. Lançamento de chamada de artigos.
Fevereiro. Designação de revisores, seleção dos artigos para publicação e editoração do n. 1
Março. Publicação do n. 1.
Abril. Lançamento de chamada de artigos.
Maio. Designação de revisores, seleção dos artigos para publicação e editoração do n. 2
Junho. Publicação do n. 2.
Julho. Lançamento de chamada de artigos.
Agosto. Designação de revisores, seleção dos artigos para publicação e editoração do n. 3
Setembro. Publicação do n. 3.
Outubro. Lançamento de chamada de artigos.
Novembro. Designação de revisores, seleção dos artigos para publicação e editoração do n. 4
Dezembro. Publicação do n. 4.