Arquivo Jurídico
Revista Jurídica Eletrônica da UFPI
ISSN 2317-918X
Tributação das operações com criptomoedas
Carlos Yury Araújo de Morais
Resumo
Mestre em Direito pela UNISINOS, São Leopoldo-RS, Brasil. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes. Advogado Tributarista. Professor em cursos de pós-graduação. Membro da Associação Brasileira de Direito Financeiro - Associada à International Fiscal Association. Email: carlosyury@gmail.com
Este trabalho de monografia tem como objetivo analisar o que são as criptomoedas e qual sua natureza, para poder se determinar de que forma o Sistema Tributário Nacional incide sobre suas operações. Embora não haja doutrina no Direito sobre a temática, utilizar-se-á dos conhecimentos provenientes da ciência da computação, da ciência econômica e da doutrina do Direito Civil e Tributário. Será analisado a regulamentação específica que os demais países dão a temática para, por fim, analisar o Direito Pátrio. É de suma importância destacar os princípios constitucionais tributários que servem para firmar as bases da tributação dessas operações. Estudaremos especificamente os impostos, mais precisamente, o IPI, ICMS, IOF e o IR. A metodologia usada durante a elaboração do presente trabalho foi bibliográfica. Ao final do presente trabalho, pode-se constatar que estarão criadas bases que servirão para futuras analises deste tema, que é muito recente.
Palavras-chave
Direito Tributário. Criptomoedas. Bitcoin. Sistema Tributário Nacional.
Resumo do artigo em video
João Batista Brandão Neto
Estudante do Curso de Direito pelo Instituto de Ciências Sociais e Jurídicas Professor Camilo Filho. Teresina-PI, Brasil. Membro da Comissão de Estudo em Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí.